Notícias e Eventos

Merlo realiza reunião em Brasília sobre Temas Contábeis: Clubes de Futebol Brasileiro

Merlo realiza reunião em Brasília sobre Temas Contábeis: Clubes de Futebol Brasileiro

Na última quarta-feira, 12, Roberto Aurélio Merlo, diretor da MERLO Educação Executiva e atual diretor administrativo e financeiro da Chapecoense, viajou com os demais membros do do grupo Temas Contábeis: Clubes de Futebol Brasileiro à Brasília para uma importante reunião no Conselho Federal de Contabilidade.

De acordo com Merlo, a reunião foi um sucesso onde todos os pleitos evidenciados pelo grupo foram atendidos, dentre eles:

  • Aperfeiçoamentos da Norma Técnica Específica – ITG 2003 (R1);
  • Aprimoramento da fiscalização às Informações Contábeis dos Clubes;
  • Alinhamento para a padronização contábil com manual de funcionamento de contas e divulgação de informações mínimas, com atualização legal em consonância com o Conselho Federal de Contabilidade;
  • Alinhamento de Educação Continuada para o setor de Entidades Desportivas, em conjunto com os CRC´s locais e em parceria com as Federações de Futebol;
  • Trabalhar em conjunto com o Grupo Especial do Setor vinculado ao CFC para comparabilidade das informações internacionais e promover sugestões contínuas da melhoria da norma contábil ao setor.

O próximo passo é a elaboração de todos os documentos, normas e procedimentos, focando nos aspectos de mensuração dos intangíveis, custo de formação dos atletas, futebol feminino, segregação de custos, despesas e afins. Além de reavaliar a forma de avaliação do ativo intangível.

Com o prazo de até o final do ano para colocar em prática o projeto, em entrevista Merlo se mostra satisfeito com o resultado: “Vamos em frente e mãos à obra, será um trabalho voluntário que trata bons frutos para o Futebol Brasileiro e também para a nossa Chape!”

 

Sobre o grupo Temas Contábeis: Clubes de Futebol Brasileiro

O grupo tem como objetivo padronizar os processos contábeis dos clubes de futebol Brasileiro, visando seu crescimento sustentável e rentável.

Merlo é o coordenador do grupo, que também conta com a participação de Enio Gualberto - membro da CBF Legal, Cesar Grafietti – economista do Itaú BBA, Carlos Argaki – área esporte da consultoria BDO, Francisco Clemente – sócio-diretor da Deal Advisory KMPG Brasil, e também Luiz Gonçalves de Oliveira Júnior – sócio da RL Soluctions.