Merlo Assessoria - 4 dicas para organizar as finanças e obter resultados em meio à crise

4 dicas para organizar as finanças e obter resultados em meio à crise

Quais são as práticas de gestão que você está implantando na administração do seu negócio para que ele se adapte ao novo momento, vivenciado durante a pandemia?

Administrar uma empresa é um grande desafio, principalmente em tempos de crise. Muitos empresários precisam reinventar processos e buscar alternativas inteligentes para lidar com as incertezas do futuro. Mas, precisamos frisar: para obter bons resultados, é preciso utilizar ferramentas capazes de analisar mensalmente a saúde financeira do seu negócio. É por isso que separamos 4 dicas para organizar suas finanças e obter resultados em meio à crise, com indicações de ferramentas e seu uso. Continue lendo esse artigo e entenda mais detalhes sobre cada uma delas!

 

1.      Monitore os resultados com o DRE Gerencial

 

A Demonstrativo de do Resultados pode ser definido como um relatório que, como o próprio nome sugere, demonstra um resumo de todas operações econômicas realizadas comparado a determinado período (mensal e anual) e seus resultados — que podem ser de lucro ou prejuízo para a empresa.

Em outras palavras, esse demonstrativo permite comparar as Receitas e as Despesas operacionais do seu negócio. O DRE gerencial permite realizar projeções de custos e despesas, de possibilidade de crescimento, de necessidade de investimentos e entre outros.

Por isso é considerado tão importante para organizar a situação econômica da sua empresa. Com um controle assertivo das receitas e despesas, fica mais fácil organizar sua empresa e identificar gargalos que podem estar ocorrendo, para, posteriormente, saber como resolvê-los. O monitoramento é essencial para a análise e a tomada de decisões.

 

 

2.      Estruture os Recebimentos e Pagamentos com o Fluxo de Caixa

 

O fluxo de caixa é responsável por controlar os movimentos financeiros da sua empresa, entre entradas e saídas. Ou seja, faz a soma dos Recebimentos (vendas, juros recebidos, aluguéis recebidos, entre outros) pela subtração dos Pagamentos de gastos (custo da mercadoria ou serviço, impostos, despesas operacionais). Para que o controle do fluxo de caixa funcione, é extremamente importante e necessário registrar todas as movimentações da sua empresa.  Não esqueça: cada detalhe é útil!

Essa projeção é muito importante para organizar as finanças da sua empresa, afinal, permite avaliar possibilidades de investimento ou aquisições, além de orientar os gestores quanto às decisões estratégicas que impactam na saúde financeira do negócio.

 

3.      Projete o negócio para o futuro com o Orçamento Base Zero

O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas no Planejamento Empresarial. Como o próprio nome sugere, inicia com um orçamento zerado.

Trata-se de uma metodologia que foi criada nos últimos anos e que tem demonstrado muita eficácia na gestão empresarial. A ferramenta parte das bases de origem (contrato por contrato, despesa por despesa, funcionário por funcionário), buscando informações para analisar cada custo, cada despesa e cada grupo de despesa, tecnicamente chamados de “pacote”.

Para cada pacote ou grupo de despesa é definido um gestor, alguém que coordena e monitora esse grupo de contas. A partir daí a empresa estará preparada de acordo com um modelo de gestão, com informações determinantes e um orçamento que dá suporte a tomada de decisões.  

Assim, cada decisão é tomada com base em um estudo e uma comprovação. Se sua empresa fizer isso, estará um passo mais perto de garantir seus resultados mesmo durante a crise.

 

4.      Conte com uma assessoria econômica e financeira

Uma boa assessoria econômica e financeira auxilia na gestão do seu negócio, de acordo com as necessidades de cada empresa. De uma forma ampla, a consultoria é o fornecimento da prestação de serviço, que tem o propósito de levantar aquilo que o cliente necessita, verificando as soluções e recomendando ações, por meio de diagnósticos e processos. Após ter reunido todas essas informações, o consultor irá desenvolver, implantar e viabilizar todo o projeto. E é com base nisso que estruturamos nossa consultoria aqui na Merlo.

Todo dia sua empresa precisa vencer um novo desafio, nós sabemos. Para isso, é fundamental entender a estrutura da sua empresa e pensar em possíveis alternativas para se destacar no mercado. Aqui na Merlo, nós ajudamos a organizar financeiramente a sua empresa com agilidade, integridade, planejamento e inovação – para depois obter todo o destaque que planeja.

Utilizamos ferramentas personalizadas – citadas acima - para analisar mensalmente a saúde financeira do seu negócio, com agilidade, integridade, planejamento e inovação. É desta forma que ajudamos sua empresa a conquistar uma gestão eficiente, preservar seu caixa e pagar suas contas – para passar por essa crise com as finanças em ordem e ótimos resultados.

Nossos mais de 30 anos de mercado nos fizeram adquirir a expertise necessária para preparar uma estratégia de ação que permita a sua empresa alcançar seus objetivos e metas financeiras. Por isso, lançamos um novo serviço de Assessoria Econômica Financeira, totalmente personalizado e que garantirá o sucesso da sua empresa.

 

Solicite uma avaliação gratuita e entenda todos os benefícios que uma consultoria econômica financeira pode trazer para sua empresa!
 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!