A contabilidade é um instrumento de gestão que passa segurança ao mercado
O mundo dos negócios evolui rapidamente e as Normas Contábeis precisam acompanhar essa evolução para repassar confiança ao mercado e atrair novos investidores. A afirmação é do diretor da Merlo Educação Executiva e Assessoria Gestão Empresarial, Roberto Aurélio Merlo. Para ele, contar com uma contabilidade bem estruturada na empresa ou terceirizada é estar mais preparado para as instabilidades do mercado e garantir sustentabilidade a longo prazo.
O grifo do diretor é corroborado pela pesquisa feita pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com empresários em todo o Brasil. Ela aponta que os profissionais contábeis os ajudaram em 86,39% nas tomadas de decisões e 86,51% na gestão financeira para que o negócio evoluísse.
“Isso coloca a contabilidade como um importante instrumento de gestão para as organizações, capaz de garantir o crescimento dos negócios e maior competitividade”, sublinha Merlo.
O desafio, neste cenário, é manter-se atualizado para acompanhar as mudanças da economia e legislação no Brasil e no mundo. “Os profissionais de contabilidade têm o compromisso de trazer as Normas Contábeis mais próximas do empresário para contribuir com a eficiência e expansão dos negócios”, ressalta o diretor.
Adequações e desafios
Mas como fazer isso? A resposta é apontada pelo contador Wellington do Carmo Cruz, coordenador da Vice-Presidência Técnica do Conselho Federal de Contabilidade, Auditor Fiscal no Estado da Bahia e especialista em Normas Contábeis. Para ele, o primeiro passo é adequar as normas à evolução do mercado global.
Cruz participou do Congresso Mundial de Contabilidade na Índia e destaca como o setor ajudou o País a crescer mesmo na pandemia. “A Índia cresceu 18% no período apostando em dois fatores principais: adotando normas contábeis internacionais públicas e privadas para atrair investidores, especialmente nos setores de tecnologia, indústria e transformação; e simplificando a carga tributária – Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Isso foi fundamental para passar mais confiança e segurança aos bancos [mundial e indiano] e ao mercado”, detalha.
Para o especialista, a contabilidade é peça-chave no desenvolvimento econômico.
“A conformidade no setor gera oportunidades de negócios. Por exemplo: na tomada de decisões sobre expansão, a empresa precisará buscar recursos no mercado e as primeiras perguntas feitas ao empresário são: quem faz sua contabilidade? Ela está estruturada? Qual o modelo de informações que você tem ao longo do tempo? Se você tem uma contabilidade com boa governança, compliance, controle interno, com bons departamentos, o mercado vai olhar e dizer: ‘vou emprestar para esse cara’, porque há maior confiança e segurança. O mesmo acontece quando o objetivo é incentivo fiscal”, ressalta.
Merlo e Cruz afirmam que o mercado regulatório está sendo construído no mundo e que o próximo desafio é adequar as normas contábeis às inovações trazidas pelo mercado financeiro: metaverso, criptomoedas, crédito de carbono e outros Ativos Virtuais.