Merlo Assessoria - À medida que a agenda ESG ganha destaque, a contabilidade incorpora novas responsabilidades

À medida que a agenda ESG ganha destaque, a contabilidade incorpora novas responsabilidades

ESG (Environmental, Social, Governance) é a sigla que se refere aos três aspectos fundamentais utilizados para avaliar o desempenho e a sustentabilidade das empresas em termos ambientais, sociais e de governança.

Tratando-se de um tema cada vez mais necessário dentro das organizações, o cenário atual se encaminha para investidores e stakeholders voltando os interesses maioritários para empresas adotantes de práticas responsáveis e sustentáveis.

Segundo matéria divulgada no Portal Contábil, (2023) "Além dos investidores, o público consumidor está disposto a pagar mais por produtos e serviços comprometidos com respostas sociais, ambientais e éticas. E os profissionais da contabilidade são aliados na demonstração dessa prática, garantindo que as companhias operem de forma responsável.”

Tendo isso em vista, a Merlo Educação Executiva e Assessoria de Gestão Empresarial já vem trabalhando com pioneirismo na temática a muitos anos. Em razão disso, em 2023, fomos convidados pelo UNISENAI, a firmar uma nova parceria. Nosso papel foi dar início e viabilizar o projeto de implantação do ESG, atuando diretamente no quesito econômico e financeiro, e assegurando seu retorno mediante uma estrutura completa de informações. Além de promover uma visão multidisciplinar, realista e crítica sobre o tema e sua relação com organizações, indústrias e instituições de ensino. 

Nesse sentido, mediamos uma entrevista com André Oliveira, responsável pelos projetos de logística do Instituto SENAI de Tecnologia e Inovação, Coordenador dos Projetos de implantação de ESG e participante no 1º Seminário Catarinense de ESG, junto a Merlo Assessoria e Gestão Empresarial. 

Para André, o ESG é um modelo que veio para ficar. O conceito tornou-se uma premissa de sobrevivência, independentemente do tamanho da atividade econômica das empresas. Afinal de contas, muito mais que uma tendência no cenário econômico e contábil, ele segue representando uma necessidade para que as organizações venham a responder devidamente as novas gerações de consumo e pós-consumo dos materiais utilizados na composição de novos produtos.

Na metodologia própria de trabalho desenvolvida pelo SENAI, o intuito é fornecer as empresas um modelo de relatório de sustentabilidade consistentes, que possa ser apresentado à sociedade a fim de obter retornos futuros lastreando os conceitos de projetos sociais e ambientais, bem como, seus retornos econômicos e financeiros. Entende-se portanto, que a consideração dos múltiplos fatores dentro do ESG, podem levar a uma gestão mais eficiente dos recursos. E a contabilidade por sua vez, desempenha um papel fundamental no monitoramento e no relato dos mesmos, permitindo que as empresas identifiquem oportunidades de eficiência e redução de custos, cujos aspectos validam o impacto significativo na reputação das empresas.

Em resumo, o diretor da Merlo Assessoria e Gestão Empresarial, Roberto Aurélio Merlo, enfatiza que a compreensão do empresário no atual cenário, deve estar ligado por fim, aos seguintes entendimentos:

Transparência e prestação de contas: tratando-se do incentivo às empresas a fornecerem informações transparentes e detalhadas sobre suas práticas e desempenho em áreas ambientais, sociais e de governança.

Avaliação de riscos e oportunidades: a contabilidade atua no desempenho de um papel fundamental para análise e relato desses riscos, permitindo que as empresas avaliem seu impacto financeiro e tomem medidas adequadas para mitigá-los ou aproveitá-los.

Atratividade para investidores: cada vez mais, os investidores estão considerando fatores ESG ao tomar decisões de investimento. Assim, as empresas que demonstram um desempenho sólido em termos de ESG tendem a atrair mais investidores, pois são vistas como empresas responsáveis e sustentáveis.

Sendo a contabilidade a responsável por desempenhar um papel fundamental na comunicação desses aspectos por meio de relatórios financeiros.

E gestão eficiente de recursos: A contabilidade desempenha um papel fundamental no monitoramento e no relato desses recursos, permitindo que as empresas identifiquem oportunidades de eficiência e redução de custos. 

Abraços e até a próxima!

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!