Assessorias financeiras criam simulador para potencializar ganho global das empresas
Ferramenta digital proporciona mix ótimo de produção e venda que maximiza o lucro líquido das indústrias
Você tem uma indústria ou uma fábrica que produz determinados tipos de produtos, com vários processos, preços e margens distintas? Então, responda à pergunta: você sabe qual é o mix ótimo de produção e de vendas que maximiza e potencializa o ganho da sua empresa?
A maioria dos empresários não tem esta resposta, porque ela exige um modelo matemático muito difícil de ser aplicado na prática. Porém, o que muitos não sabem é que há uma ferramenta capaz de cruzar dados, testar hipóteses e encontrar o mix ideal para otimizar ganhos, reduzir custos e ampliar a lucratividade.
Um projeto desenvolvido em parceria pela Merlo Educação Executiva e Assessoria Empresarial e a Consultline, tem ajudado as indústrias de todo o país a encontrarem a fórmula ideal para melhorarem seus resultados, sem a necessidade de novos investimentos.
Através do uso da ferramenta Solver, um suplemento do Microsoft Excel, e com o input das variáveis que interferem diretamente no resultado — volume de vendas, margem de contribuição, identificação das restrições e o tempo de ocupação que cada produto precisa para estar apto a ser comercializado — é criado um modelo matemático que abrange todas as essas variáveis e apresenta qual o melhor mix de produção e venda que maximiza os ganhos da empresa.
“É um simulador de resultado que analisa todas as variáveis e cria um mix ótimo de produção e vendas, ajudando o empresário na tomada de decisões”, ressalta o diretor da Merlo Educação Executiva e Assessoria Empresarial, Roberto Aurélio Merlo.
“O Solver cria modelos matemáticos que, se bem amarrados com as restrições do negócio e respeitando as variáveis impostas pelo mercado, proporcionam maior resultado ou melhor economia possível naquelas circunstâncias”, acrescenta Caciano Zanella, diretor da Consultline.
RESULTADOS SURPREENDEM
Merlo e Zanella afirmam que os resultados estão surpreendendo os empresários.
“Nós temos feito esse trabalho para algumas empresas e o ganho é fantástico. Em um dos casos a gente conseguiu otimizar em 10% o valor do ganho líquido num determinado período para a empresa. Isso representa um grau de alavancagem de mais de 30% no lucro líquido, sem a necessidade de investir um centavo a mais dentro da empresa. É realmente fantástico e muito simples: modificamos os perfis de vendas, produção, organização interna e colocamos esforço nos produtos e clientes que mais geram resultado, potencializando o ganho global do negócio”.
De acordo com Merlo, a ferramenta orienta para decisões focadas em melhorar os resultados. “Muitos produtos geram maior valor agregado que outros. Quando calculamos ou avaliamos a rentabilidade de um produto apenas pela margem de contribuição, corremos o risco de estar cometendo erros graves, pois a margem de contribuição por si só não leva em conta os gargalos ou restrições internas de produção que podem fazer com que um produto, mesmo tendo maior margem absoluta, ainda assim não seja o mais rentável”.
ESTRATÉGIAS ASSERTIVAS
Merlo salienta que a metodologia é uma outra forma de olhar para a capacidade de geração de resultado da empresa, porém ela só é válida quando as restrições são internas, ou seja, quando as demandas de mercado são maiores que a capacidade de produção e venda. “Este modelo cai como uma luva para resolver este problema e orientar os empresários a traçar as melhores estratégias e potencializar seus ganhos, além de apontar em qual produto é melhor investir”.
Com o início da pandemia em 2020, a Dipães Indústria de Pães (Paraíso/SC) enfrentou muitos desafios: indisponibilidade e consequentes aumentos nas matérias primas, forte concorrência no mercado e dificuldade em reajustar preços, além de margem reduzida. O uso da ferramenta ajudou a empresa a melhorar os resultados e equilibrar os preços.
“Através do trabalho de assessoria e do uso da ferramenta, revisamos toda nossa estrutura de custeio, formação de preço de venda e avaliamos todos os nossos SKUs (Unidades de Manutenção de Estoque), identificando gargalos e encontrando oportunidades para alavancar o resultado e potencializar os produtos com boa margem. Todo este trabalho nos trouxe segurança para tomar decisões necessárias e superar os resultados previstos dos negócios, mantendo os preços competitivos no mercado”, ressalta o diretor da Dipães, Volmir Meotti.