Merlo Assessoria - Auditoria de Gestão: Maximizando a Eficiência e a Transparência nas Organizações

Auditoria de Gestão: Maximizando a Eficiência e a Transparência nas Organizações

A auditoria de gestão é uma prática essencial para todas as organizações, independentemente do seu tamanho. É um processo organizado que busca avaliar a eficiência, a eficácia e a conformidade dos procedimentos e controles internos implementados pela empresa.

A contadora e Auditora Monica Foerster, define que a Auditoria de Gestão: “procura mostrar os pontos fracos e fortes da organização, estabelecendo as recomendações necessárias para melhorar o processo de tomada de decisões. Procura também avaliar, baseada nos critérios e parâmetros de eficiência, efetividade e economia, o processo de tomada de decisão, seu efeito no atingimento das metas e objetivos da organização.”

Auditoria é uma aliada da gestão, ou seja, caminham juntos. Monica Foerster complementa que: “é importante, aqui, que os líderes de áreas e gestores da empresa se envolvam no processo de análise da auditoria. Assim, eles podem entender o que está funcionando, o que não está e o que pode progredir.”

Ou seja, é uma ferramenta que precisa estar presente na vida do empresário. Ela também pode ser dividida em três principais grupos:

Auditoria Preditiva: é uma abordagem inovadora que utiliza técnicas avançadas, como análise de dados, mineração de dados e aprendizado de máquina, para identificar padrões e tendências futuras em processos empresariais. Por meio dessa técnica, é possível identificar oportunidades de melhoria, permitindo que a empresa tome ações preventivas ou corretivas de forma proativa.

Auditoria Independente: tem com o objetivo de garantir a imparcialidade e a transparência na avaliação dos controles internos, demonstrações financeiras e conformidade legal. Essa prática é essencial para assegurar a confiabilidade das informações financeiras e proteger os interesses dos acionistas, investidores e demais partes interessadas.

Auditoria dos Balanços: consiste na revisão e verificação das demonstrações financeiras da empresa, como o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e o fluxo de caixa. O objetivo é certificar-se de que as informações apresentadas refletem de forma precisa a situação financeira e os resultados operacionais da empresa, de acordo com as normas contábeis aplicáveis.

Segundo o professor Manfredo krieck: “A auditoria não está aqui para encontrar erros, ela desempenha o papel de verificar se está tudo certo. Se você encontrar erros não é uma empresa de auditoria que você irá contratar, e sim, uma consultoria para resolver os problemas”

 

Os trabalhos de auditoria podem ser aplicados em empresas de todos os portes.

Apesar de muitas pessoas pensarem que a auditoria é exclusiva das grandes empresas, na verdade ela pode ser aplicada em organizações de todos os tamanhos. Independentemente do porte da empresa, a auditoria de gestão desempenha um papel fundamental na identificação de áreas para melhorias, detecção de fraudes, redução de riscos e garantia de conformidade com as regulamentações vigentes.

Segundo Luiz Willibaldo Jung sócio da Moore Auditores e Consultores: “De maneira geral, as pessoas acham que os trabalhos de auditoria se aplicam somente em grandes empresas, e isso não é verdade. Existem muitos trabalhos que podem ser aplicados em empresas de qualquer porte, com um mínimo de organização que ela possuir, como por exemplo: auditoria de processos operacionais e controle de ciclos de suprimentos.

Aqui na Moore, sentimos que pequenas empresas têm nos demandados mais na área de diagnóstico e controles operacionais. Esses diagnósticos são trabalhos que tem uma amplitude grande e são relativamente rápidos de serem executados, para que a gente consiga ter uma avaliação prévia de quais são os pontuais possíveis riscos que a empresa está exposta. Os riscos que mais vimos é questões de ordem tributária. Muitas empresas tem nos contratados para avaliar os riscos nessa área”

Conforme Monica Foerster, “Um processo de auditoria bem implementado auxilia a empresa a reduzir diversos erros. Entre eles, estão os erros de produção, de atendimento ao cliente, de cumprimento de normas e padrões exigidos por lei. Ela deve ser vista como um processo de prevenção de problemas, e é algo que deve estar inserido na rotina da empresa rotineira e periodicamente.

Auditoria de gestão não é tão complexa quanto parece, mas sempre vai ter mobilização de todos os recursos. Então vai ter mobilização de recursos humanos, ferramentas de auditoria, com tecnologia de coleta e análise de dados para evitar o trabalho redundante e braçal, acesso à informação e comunicação efetiva onde é de suma importância ter uma comunicação fluida dentro da equipe de auditoria e com a empresa, melhorando potencialmente o resultado do trabalho.

Em resumo, o processo de auditoria por si só não gera nenhuma mudança de resultados. Por isso, após realizar a verificação dos processos, é essencial que os gestores e lideranças se reúnam para discutir as principais falhas identificadas. Isso otimiza e facilita a identificação e desenho dos planos de ação que serão implementados para corrigi-las.”

A auditoria de gestão desempenha um papel crucial na garantia da eficiência e transparência das empresas. Através de técnicas é possível identificar problemas, reduzir riscos e aprimorar os processos internos. Não importa o tamanho da empresa, adotar a auditoria de gestão é essencial para assegurar a conformidade, proteger os interesses dos envolvidos e promover a sustentabilidade dos negócios em um ambiente dinâmico e cheio de desafios.

E você, trabalha com auditoria de gestão na sua empresa?

Abraços e até a próxima!

 

 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!