Conheça os cinco mantras da eficiência na gestão
Uma gestão eficiente vai muito além dos resultados financeiros: é aquela capaz de gerar e manter o crescimento sustentável da empresa, ou seja, saudável em todos os setores. Apesar de desafiador, o caminho para a eficiência pode ser mais simples do que parece. Tudo o que você precisa é ter em mãos as metodologias certas!
É o que ensinam os contabilistas e empresários Roberto Aurélio Merlo e Alexandre Correa de Quadros. Com experiência e know-how de mais de 40 anos de mercado, Roberto é diretor da Merlo Educação Executiva e Assessoria Empresarial, mestre em Administração e especialista em Auditoria, Custos, Contabilidade Gerencial e Controladoria. Alexandre é contador e especialista em Finanças, Controladoria e Direito Tributário, além de diretor administrativo do Grupo Muffato, maior Rede de Supermercados do Paraná e sexta maior do Brasil, com 89 lojas e 19 mil colaboradores.
Ambos têm uma receita aplicada na prática para tornar o gerenciamento empresarial 100% eficiente: seguir os cinco mantras da Eficiência na Gestão: Essencialismo, Simplificação, Pareto, Fluxo Contínuo e Padronização.
“Essas metodologias permitem alinhar todos os processos operacionais com os objetivos da empresa, gerando ganho de produtividade e resultados sustentáveis”, aponta Roberto Aurélio Merlo.
“São conceitos aplicados para facilitar a rotina empresarial, sincronizar tarefas, simplificar processos, identificar causas e efeitos, apontar soluções e garantir qualidade e eficiência em tudo”, acrescenta Alexandre Correa de Quadros.
Para ajudá-los a entender melhor as metodologias citadas, os especialistas detalham abaixo como funciona na prática cada um dos mantras.
Essencialismo
É a capacidade de identificar o essencial em cada ação, canalizando esforço para o que realmente importa, sem desperdiçá-lo com o que não for necessário. “No dia a dia temos diversas tarefas, mas é importante identificar quais as que realmente importam e diferenciar daquelas que não importam tanto assim”, sublinha Merlo, seguido por Quadros.
“Numa empresa, todos os recursos, processos, equipamentos e estrutura que não fazem a venda aumentar, a despesa diminuir ou que os clientes não reconhecem precisam ser eliminados imediatamente. Focar no essencial faz com que caminhemos em direção dos nossos objetivos. Portanto, se você é empresário, qualquer segundo que você gasta com o que não se relaciona à atividade do seu negócio, mais longe você fica do seu objetivo”.
Simplificação
Não é pensar simples, é descomplicar, é pegar algo complexo e transformar em algo simples para que todos entendam. Achar soluções simples canaliza o esforço no que mais importa. Quando se tem uma empresa com processos simples, tudo flui melhor.
“Encontrar o caminho mais fácil e prático é resolver demandas com o máximo da eficiência, porque a gente sabe que é fácil complicar e difícil simplificar. Essa é uma regra básica no mundo corporativo: quanto mais simples forem as etapas, menores serão os custos e a burocracia na operacionalização”, aponta Merlo.
Pareto
É saber identificar os 20% das causas que geram 80% dos efeitos, conceito muito utilizado no dia a dia das empresas. Exemplos: identificar quais são os 20% dos clientes que fazem 80% do faturamento; quais os 20% dos produtos que faturam 80% da receita; 20% dos itens de despesa que respondem por 80% dos gastos, etc...
“Identificar as causas e os efeitos faz com que foquemos no que mais importa primeiro, atingindo objetivos de forma mais rápida. É algo que pode ser aplicado na vida pessoal também, porque, muitas vezes, apenas 20% dos nossos problemas consomem 80% do nosso tempo para resolvermos”, ressalta Alexandre.
Fluxo Contínuo
É sincronizar as tarefas fazendo com que a continuidade dos fluxos garanta maior retorno no médio e longo prazos. “Todos os processos da empresa precisam ter uma rota alternativa para que tenham continuidade, operando de forma normal. Imagine-se deslocando para o trabalho, sempre no mesmo caminho, quando, num dia, a rua que você passa está em obras. Você não vai ficar parado e precisará fazer outra rota para chegar no trabalho no mesmo horário. Ter uma rota alternativa sempre de prontidão é o que precisamos nas empresas para assegurar o fluxo contínuo dos negócios”, explica Alexandre.
Padronização
É organizar e facilitar a rotina da gestão, porque a inteligência está no processo aplicado e não na cabeça de quem o criou. Quando os processos são padronizados, as pessoas acabam fazendo-os de forma automática, facilitando muito a produtividade. Portanto, independentemente do tamanho da empresa, os processos devem sempre ser uniformes, padronizados.
E aí? Quais destes mantras você aplica na sua empresa? Entre em contato para saber mais detalhes sobre as metodologias e como implantá-las nos seus negócios.