Merlo Assessoria - ENTREVISTA - “Sem planejamento, não há gestão eficaz”

ENTREVISTA - “Sem planejamento, não há gestão eficaz”

Ao completar 10 anos, Merlo Assessoria e Gestão Empresarial aponta os caminhos para mais eficácia e resultado nas empresas

A frase é do contador e empresário Roberto Aurélio Merlo, diretor da Merlo Assessoria e Gestão Empresarial, empresa que completa 10 anos de fundação no próximo dia 25 de setembro.

Graduado em Ciências Contábeis, com Mestrado em Administração e especialização em Auditoria, Custos, Contabilidade Gerencial e Controladoria, Merlo acumula experiência de mais de 40 anos e know-how para apontar soluções financeiras e de gestão para qualquer negócio.

Com toda sua trajetória e mais de 80 empresas atendidas, Merlo não tem dúvidas sobre o caminho para o sucesso empresarial: muito planejamento e análise de resultados! Para ele, reclamar da carga tributária e queixar-se da instabilidade são vícios perigosos e destoam de uma gestão moderna baseada em três pilares: automatização de processos, qualificação do quadro pessoal e retenção de talentos. Confira:

SOBRE A MERLO

A empresa tem escritórios em Chapecó/SC, São Miguel do Oeste/SC e São Paulo/SP, presta Assessoria Empresarial e Educação Executiva nas mais diversas áreas, com destaque para a gestão estratégica, tática, operacional e executiva. Entre em contato: assessoria@merlo.pro.br; (49) 99916 0419 (whatsapp).

 

Como iniciou a história da Merlo Assessoria?

Merlo: Tive a ideia de iniciar o trabalho de assessoria empresarial na década de 90. Atuava como professor na Unoesc, ministrava palestras na região e trabalhava como diretor do Grupo Dass em Saudades. Porém, eu tinha a vontade de prestar atendimento a diversas empresas, não só para uma. O trabalho como professor e palestrante me dava esse feedback importante para iniciar a assessoria. Em 1999 comecei o atendimento da Merlo dentro da Dass, onde permaneci como diretor por 12 anos. Em 2011, depois de um ano e meio de transição na empresa, deixei a Dass para fundar a Merlo Assessoria e Gestão Empresarial, que dia 25 de setembro completa 10 anos. O networking construído ao longo da minha carreira deu respaldo e credibilidade para iniciar uma empresa sólida e sustentável.

A equipe da MERLO hoje é muito experiente e tem profissionais com longa vivência empresarial. Utilizamos as melhores práticas de gestão e atuamos de acordo com as necessidades dos clientes, o que nos diferencia.

 

Quais os momentos mais marcantes desta trajetória?

Merlo: Um dos momentos marcantes foi em 18 de novembro de 2011, quando iniciei a assessoria na empresa Torfresma de São Miguel do Oeste, cliente mais antigo da Merlo. A empresa superou dificuldades, organizou os setores e planejou seu crescimento. Hoje a Torfresma é referência no Brasil e no mundo, com exportação em alta para vários países. É um case que me orgulha muito.

Outro momento marcante foi em 2016, quando assumi como Diretor Financeiro da Chapecoense logo após o acidente aéreo do Clube. Enfrentamos muitos desafios e conseguimos destacar o trabalho de assessoria, organização e planejamento empresarial, fundamental para a retomada e para o recomeço do Clube.

 

Quando olha para trás, qual a principal evolução que enxerga?

Merlo: Vejo muita experiência adquirida e know-how que respalda a Merlo em todos os projetos. Esse conhecimento permite enxergar com detalhes os problemas enfrentados pelas empresas, antecipar soluções e planejar ações estruturantes para melhorar a gestão dos negócios. Nossa Expertise é Controladoria que envolve Planejamento, Orçamento, Análise de Resultados e busca de soluções para a Gestão Econômica e Financeira.

 

A forma de gestão mudou com a pandemia?

Merlo: Mudou muito. O mundo ficou mais digital e a agenda do gestor precisa ser muito mais flexível. O uso de tecnologias passou a ser essencial tanto na comunicação quanto na produção. Quem não acompanhar essa tendência, certamente, ficará para trás.

 

Quais os principais desafios das empresas hoje?

Merlo: É encontrar e reter bons profissionais. Com mercado mais digital e, consequentemente, mais dinâmico, há mais variedade, competitividade e qualificação na busca por trabalho. A maioria das grandes empresas hoje está com vagas abertas e não consegue preenchê-las devido à falta de pessoal. O desafio, portanto, não é só atrair bons profissionais, mas mantê-los na empresa.

 

O que é imprescindível para uma gestão mais assertiva e moderna?

Merlo: Automatização de processos, qualificação do quadro pessoal e retenção de talentos. São três fatores fundamentais para adequar a gestão empresarial às mudanças comportamentais do mercado. A nova geração de empresários já entendeu isso e já atua nestes aspectos.

 

Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários hoje?

Merlo: Está acontecendo algo que há pelo menos 20 anos eu não via no Brasil: as empresas estão com lucro, mas sem caixa. É um reflexo da pandemia, que aumentou consideradamente o preço dos insumos em todos os segmentos da indústria e, consequentemente, afetou o comércio e todos os setores da economia. As empresas conseguiram repassar o aumento no preço e tiveram lucros, mas enfrentam o desafio dos recursos em caixa, porque o volume do dinheiro necessário para capital de giro aumentou muito. Se antes você precisava de R$ 1 milhão para capital de giro, hoje você precisa muito mais. Essa é a principal dificuldade hoje, além da gestão de pessoas.

 

Qual o principal conselho que você dá aos empresários?

Merlo: Não adianta você reclamar da instabilidade política, jurídica e econômica, é preciso fazer planejamento, analisar processos e resultados. Ouço muitos empresários dizendo: “estou pagando muitos tributos”. O que costumo dizer a eles é: “vamos verificar a sua formação de preço de venda, porque quem paga tributos não é a empresa, mas o cliente. A empresa só repassa”. É algo que surpreende muitos empresários, mas que é muito real. O desafio é gestão, tributo é elevado, porém pode ser administrado.

 

O que define resultado em uma empresa?

Merlo: Planejamento, acompanhamento do orçamento e análise dos resultados. Sem isso, não há gestão eficaz.

 
 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!