Gestão de Pessoas: boas práticas retêm talentos e melhoram competitividade das empresas

Merlo Assessoria e Gestão Empresarial aponta os desafios de mercado para driblar a escassez de mão de obra e diferenciar o seu negócio

Pandemia, preços em alta, mudanças de comportamento, competitividade, escassez de mão de obra...Ninguém pode negar que o momento é desafiador para os gestores de empresas. Muito mais que planejar e ajustar as finanças, os administradores precisam incluir no item das prioridades a gestão de pessoas para diferenciar seu negócio.

Jussara Maria Scariot Merlo, especialista em Comportamento e Gestão de Pessoas da Merlo Assessoria e Gestão Empresarial, explica que boas práticas no setor são soluções para a escassez de mão de obra e para aumentar a competitividade das empresas.

“É um assunto importante e necessário que está em evidencia no mundo corporativo. Os maiores desafios no momento são qualificar mão de obra e reter talentos. Além de diferenciar o negócio, as boas práticas de gestão de pessoas são fundamentais para as demais frentes do trabalho administrativo, como a gestão estratégica, tática e operacional”, sublinha a especialista.

O assunto é colocado como prioridade diante do novo cenário mercadológico e econômico. “Houve uma mudança de comportamento significativa com a pandemia. O mercado está mais digital, tecnológico e competitivo e os profissionais estão mais seletivos diante de novas oportunidades”, frisa Jussara ao apontar cinco caminhos para os gestores tornarem-se mais assertivos diante do desafio:

1) Ser uma empresa atrativa

É importante buscar mecanismos para tornar a empresa atrativa para se trabalhar, demonstrando através de ferramentas de gestão, políticas de remuneração, programas de incentivos e benefícios, o quão vantajoso é trabalhar na empresa. “Desta forma, sua empresa sai na frente quando comparada no mercado. O bom profissional vai optar pelo lugar que oferece mais vantagens e oportunidades”, ressalta Jussara.

2) Processo de seleção bem definido e claro

Ter um processo de seleção, contratação, admissão e desligamento bem definido e claro é fundamental para a gestão de pessoas, tanto para as empresas quanto aos colaboradores. “É isso que faz com que as pessoas se sintam bem ao entrar e levem lembranças positivas ao sair da empresa”.

3)  Retenção de talentos

O caminho é buscar reter talentos, através de uma estrutura organizacional (organograma), que demonstre as oportunidades na empresa. “Se o profissional constata que pode crescer, construir uma carreira e evoluir dentro da sua empresa, ele vai pensar duas vezes antes de sair. Seu negócio só tem a ganhar com pessoas qualificadas, experientes e felizes trabalhando”.

 4) Programa de avaliações por competências

Ter um programa de avaliações por competências e desempenhos estruturada demonstra maior empatia, organização e planejamento. “As práticas de feedback, por exemplo, proporcionam o desenvolvimento profissional e humano, essencial para a maior competitividade”.

5) Programa de Remuneração

Implante um Programa de Remuneração baseado nas competências e desempenhos, fazendo com que as pessoas visualizem o crescimento na velocidade do seu esforço e talento. “É um incentivo importante para qualquer profissional, assim como é um grande aliado para aumentar o rendimento produtivo. Chamamos de relação ganha-ganha, quando todos os envolvidos saem beneficiados, nada mais justo”, enfatiza Jussara.

Quer saber mais detalhes de como implantar as boas práticas de gestão de pessoas na sua empresa? A Merlo Assessoria e Gestão Empresarial ajuda você neste processo.  Agende uma avaliação gratuita.

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