Merlo apresenta o novo código de ética profissional do contador em reunião do CRCSC
Roberto Aurélio Merlo, diretor da MERLO Educação Executiva e atual diretor administrativo e financeiro da Chapecoense, esteve presente na reunião do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina que aconteceu na última quarta-feira, 15, em Florianópolis.
Na ocasião Merlo, que ocupa o cargo de vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC, apresentou o novo código de ética profissional do Contador.
Dentre os principais tópicos abordados no novo código apresentado estão presentes a vedação de retenção de documentos dos clientes, a obrigatoriedade da existência de um contrato na prestação de serviço e também a propaganda, onde veda as práticas de mercantilização do serviço contábil.
O novo código entra em vigor a partir do dia 01 de junho de 2019 e, de acordo com Merlo, o novo código é importante pois regulamenta a profissão e também a conduta do profissional. E complementa que “vivemos em tempos onde a ética é muito questionada pela sociedade e nós precisamos dar o exemplo, pois a área contábil está sujeita à situações que podem levar a ações eticamente questionáveis”.
A partir do dia 01 de junho o profissional que não estiver atuando dentro do novo código de ética está sujeito a penalidades, que vão desde advertências, multa e até suspensão por tempo determinado e indeterminado do exercício da profissão contábil.