Merlo Assessoria - Merlo participa de reunião com Grupo de Estudos (GE) no CFC

Merlo participa de reunião com Grupo de Estudos (GE) no CFC

Na última terça-feira (17), o Grupo de Estudos (GE) de Entidades Esportivas esteve reunido na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, com o objetivo de revisar a Interpretação Técnica Geral – ITC 2003 (R1), que trata sobre a Contabilidade das Entidades Esportivas. O Grupo de Estudos contou com a coordenação operacional do vice-presidente da Câmara Técnica do CRC de Santa Catarina, coordenador da Comissão de Temas Contábeis da Associação Brasileira dos Executivos de Finanças do Futebol (Abeff) e diretor da MERLO Educação Executiva, Roberto Aurélio Merlo, e contou a presença de especialistas da área.

O encontro definiu o cronograma para elaboração da OTG Orientação Técnica para aplicação ainda em 2019, de modo a abranger assuntos relevantes como ao Ativos Intangíveis – atletas em formação e profissionais -, direitos de transmissão de imagem na TV e critérios de contabilização das receitas. Para Merlo, a emissão da OTG tem maior urgência e deve fornecer orientações e detalhamentos a respeito de vários aspectos da norma, tendo em vista que muitos clubes de futebol tem dúvidas na utilização da ITG 2003 e se faz necessária a melhoria da informação contábil produzida pelas entidades desportivas.

Além disso, o encontro também abordou a revisão da Norma ITG 2003 (R1), com cronograma de conclusão até 30 de junho de 2020; Estudo do Projeto de Lei de criação do Clube Empresa; Alinhamento das necessidades de informações para o Fair Play Financeiro; Debate inicial de mensuração e avaliação de intangíveis; e ainda, o relato integrado e órgão regulador que ficam para uma segunda etapa. Durante a reunião, também foram criados subgrupos para estudo de aspectos contábeis específicos e elaboração da minuta da OTG. No próximo encontro do GE, em outubro, os conteúdos serão analisados e consolidados.

 

Planejamento de ações e próximas etapas de trabalho

 

Na reunião, também foram estudados o planejamento de ações do grupo e as próximas etapas, que foram definidas com:

  • Estudo da melhor aplicação da norma contábil e seu alinhamento aos padrões internacionais;
  • Realização de um simpósio no dia 18 de novembro de 2019, na sede da CBF, com o objetivo de desenvolvimento, capacitação e formação para disseminação das normas de contabilidade aplicadas aos clubes de futebol;
  • Articulação entre o sistema CFC/CRCs, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e as federações estaduais para capacitação;
  • Elaboração de um manual de práticas contábeis baseado em normas e orientações técnicas;
  • Realização de treinamentos específicos para contadores e auditores independentes que atuem nesta área;
  • Fiscalização, por parte dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), quanto à utilização da ITG 2003 (R1) na contabilidade dos clubes.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!