Merlo Assessoria - O que é OBZ e qual sua importância?

O que é OBZ e qual sua importância?

Você já pensou que o gerenciamento da sua empresa pudesse ser comparado a uma dieta alimentar? Pois bem, com o Orçamento Base Zero o processo é muito parecido. Os investimentos são como os alimentos bons - ou seja, precisam ser mantidos. Já os alimentos ruins são suas despesas, e precisam ser analisados para identificar oportunidades de substituição e redução, objetivando alcançar resultados positivos em um determinado período de tempo.

O interessante é que muitas pessoas buscam satisfação nestas duas situações, afinal, quem não deseja uma educação alimentar saudável aliada ao sucesso nos negócios? Se você é uma dessas pessoas, continue lendo esse artigo e entenda como funciona o Orçamento Base Zero e suas ferramentas.

O que é Orçamento Base Zero (OBZ)?

Orçamento Base Zero é literalmente um método que projeta receitas, despesas e custos, do zero, sem considerar os exercícios anteriores. A ferramenta permite que os gestores tenham condições de organizar e controlar melhor os gastos da empresa.  Com isso, é desenvolvido um plano econômico e financeiro estratégico que será utilizado para prever as receitas e despesas ao longo de um determinado período de tempo.

O principal objetivo do OBZ é reduzir custos, alocar recursos com base nos objetivos e metas atuais do negócio e avaliar os gastos de forma meticulosa. Além disso, traçar estratégias para alcançar resultados levando em consideração a capacidade da empresa em gerar receitas e o cenário econômico no qual ela está inserida.

O OBZ é importante para sua empresa?

Sim! Quando aplicada essa metodologia, torna-se mais fácil atingir as metas estipuladas dentro de cada departamento da empresa. As demonstrações de projeção orçamentária são de fundamental importância para, de forma antecipada, entender e compreender o nível de lucratividade de desempenho de toda a organização.

O Orçamento Base Zero (OBZ) promove a motivação interna em prol de melhor coerência em termos de resultado e rentabilidade com as expectativas do administrador. É uma forma de não deixar folgas orçamentárias e conseguir atingir o resultado ideal quanto ao desempenho do negócio.

Como implantar no meu negócio?

Ficou interessado nesta ferramenta e gostaria de introduzi-la em seu negócio? Você está no lugar certo! Aqui na Merlo, nós somos uma empresa especializada em gestão empresarial e contamos com um serviço voltado exclusivamente para você. Avaliamos sua empresa e implantamos ferramentas personalizadas, como o Orçamento Base Zero. Além disso, oferecemos todo o suporte necessário para monitorar seus resultados e conquistar uma gestão eficiente.

Vamos construir juntos o futuro do seu negócio?

Consulte nosso serviço

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!