Merlo Assessoria - Profissionais de contabilidade em tempos de pandemia: ATITUDES, VALORES e FERRAMENTAS que fazem a diferença

Profissionais de contabilidade em tempos de pandemia: ATITUDES, VALORES e FERRAMENTAS que fazem a diferença

Em tempos de pandemia, considerando a turbulência ocasionada por um inimigo invisível, e como não sabemos a duração desse período e os impactos na economia, os Profissionais da contabilidade fazem a diferença no aconselhamento e assessoramento aos clientes e parceiros com atitudes, valores e ferramentas de gestão que a nossa profissão proporciona.

Três ATITUDES: Preservar a SAÚDE das pessoas, o CAIXA das empresas e a relação com o PÚBLICO externo. Preservar a SAÚDE dos nossos colaboradores, família e pessoas do nosso convívio é fundamental. Por isso, auxiliar nossos clientes com os cuidados necessários e as orientações das Autoridades da Saúde é fundamental para que possamos passar por esse período com o menor impacto possível. É necessário orientar nossos clientes para preservar o CAIXA com fôlego financeiro para a retomada e fluxo de caixa para 90 dias em um primeiro momento, utilizando as Normativas Legais que se enquadram em cada situação, auxiliando na revisão de contratos, analisando detalhadamente todos os custos e despesas e as demais ações necessárias nesse momento. Acompanhar e orientar nossos clientes a preservar as RELAÇÕES com o público externo; fornecedores, financiadores, instituições financeiras e demais credores, Fisco Municipal, Estadual e Federal, com todo o cuidado avaliar e manter o melhor relacionamento possível.

Três VALORES: INTEGRIDADE, PLANEJAMENTO e INOVAÇÃO. Integridade é ter conduta reta, cumprir com os compromissos, honrar as obrigações. Pessoa íntegra não se vende por situações momentâneas, infringindo as normas vigentes, prejudicando alguém por um motivo fútil e incoerente. A Contabilidade organizada é fundamental e, nesse sentido, como as empresas são entidades sociais, devem atentar-se às questões sociais e colaborar com a evolução da sociedade. Planejamento é perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro, o lado racional da ação. Trata-se de um processo de deliberação que organiza ações, antecipando os resultados esperados que busca alcançar, da melhor forma possível, os objetivos pré-definidos e o equilíbrio principalmente nesses momentos de incerteza. Planejamento é exercer a pró-atividade, colocar todas as estratégias no papel, com organização de todas as contas, separando o que é da empresa, do que é dos sócios. Inovação é um processo criativo e transformador, o grande desafio desse período, porque precisamos encontrar novos caminhos, promover uma ruptura paradigmática, mesmo que parcial, impactando positivamente no futuro das pessoas e das organizações. A inovação refere-se a ações diferentes em relação a processos, novas formas de negócios, canais de vendas e distribuição, atendimento aos clientes, para que as mudanças do mundo não sejam empecilhos para o crescimento da empresa. Inovar em produtos, processos, atendimento, fazer melhor, entender os movimentos da sociais e aplicá-los nos negócios.

Três FERRAMENTAS: OBZ – Orçamento Base Zero, FLUXO DE CAIXA projetado e Demonstração do Resultado Gerencial. Orçamento Base Zero com Gerenciamento Matricial proporciona o equilíbrio entre as decisões estratégicas e operacionais, favorecendo a tomada de decisões, obtendo maior controle e resultados superiores. Cada envolvido passa a pensar como racionalizar os gastos, otimizar os recursos e identificar oportunidades. Obter a união dos esforços de uma equipe dinâmica, que possa acompanhar, analisar, contribuir com ações corretivas e identificação de oportunidades para controle e redução de gastos. Fluxo de Caixa Projetado para 90 Dias em um primeiro momento e até o final do ano atualizando diariamente e revisando constantemente, usando as Normativas Legais e encaminhamentos administrativos: Tributos, dívidas bancárias, trabalhistas, contratos de fornecimento e prestação de serviços, fornecedores, clientes, investimentos e outros. Demonstração do Resultado Gerencial para analisar os resultados comparando com as metas e o planejamento do Orçamento Base Zero, avaliando todas as possibilidades de incremento de receitas e redução de custos e despesas. Assessoramento para analisar as contas e avaliar as situações que podemos sugerir melhorias no desempenho econômico e os resultados dos nossos clientes e parceiros de negócios.

Com foco, fé e determinação venceremos esse período fortalecidos e valorizados, praticando as ATITUDES, aplicando os VALORES e utilizando as FERRAMENTAS de gestão que a Contabilidade proporciona, trabalhando com zelo pelo Patrimônio Público e Privado, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do BRASIL.

 

Matéria publicada em: http://sindicontcco.com.br/informativo

 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!