Merlo Assessoria - Saiba como equilibrar saúde financeira e orçamento familiar

Saiba como equilibrar saúde financeira e orçamento familiar

A forma como você controla suas finanças hoje determina sua qualidade de vida no futuro. Esta máxima é o ponto central para todo e qualquer planejamento ligado ao orçamento familiar. Já se perguntou como você quer estar daqui a 5, 10 ou 20 anos?

Todos contamos com um ganho limitado de dinheiro e, independentemente de ser muito ou pouco, o que queremos é que este dinheiro se traduza em realizações importantes. Neste aspecto, o maior controle financeiro permite que você concentre seus esforços nas realizações essenciais, evitando que distrações o tirem deste caminho. Esse controle significa tornar consciente o quanto cada decisão de consumo afeta a realização de seus objetivos e mostrar de forma clara os desperdícios que consomem seu dinheiro.

Por isso, se você tem objetivos importantes a realizar comece já a controlar suas finanças! E não se preocupe, a gente te ajuda. Neste artigo, ensinamos o passo a passo para organizar seu orçamento, evitar erros e planejar o futuro.

Erros financeiros mais comuns

Começamos pelo que devemos evitar para não comprometermos nosso orçamento. Três erros muito comuns estão diretamente ligados ao nosso comportamento: ostentar um padrão de vida que não é o nosso; achar que só podemos nos divertir se pagarmos; esbanjarmos com gastos desnecessários. Se você tem padrões como estes, identifique-os e evite a todo custo. Afinal, ter saúde financeira significa equilibrar ganhos e gastos, não só para não faltar recursos, mas para garantir maior e melhor qualidade de vida dento da sua realidade.

Outros erros cometidos estão relacionados à forma prática de como usamos nosso dinheiro. Acabamos comprometendo mais de 30% da renda em prestações, não pedimos desconto para pagamento à vista, extrapolamos na conta de celular e somos fisgados pela facilidade de crédito (Bancos e Comércio em geral), como financiamento de carro, casa, etc. Demais erros derivam destas escolhas:

Tratar gastos fixos como se fossem inalteráveis (há imprevistos)
Desconsiderar os gastos do dia a dia (é preciso anotar tudo)
Não fazer uma reserva financeira
Fazer compras parceladas sem controle
Recorrer a empréstimos sem planejamento
Pagar juros no cartão de crédito (rotativo, parcela mínima)
Usar cheque especial
Comprar por impulso

O que fazer?

O primeiro passo é criarmos um planejamento para controle de todos os ganhos e gastos (receitas, despesas e investimentos) em cinco etapas:

1ª Etapa

Reúna a família e levante, ainda que de forma aproximada, todas as receitas e despesas mensais.

2ª Etapa

Classificar por tipo ou grupos de despesas – fixas, semi-fixas e variáveis.

3ª Etapa

Avalie e programe possíveis cortes – gastos desnecessários, desperdícios, os que podem ser postergados e outros.

4ª Etapa

Fazer a previsão de valores que poderão ser gastos e as receitas do mês seguinte: adequar o orçamento e não ultrapassar 30% em dívidas.

5º Etapa

Acompanhe, avalie e analise mensalmente.

 

Uma dica importante para um bom planejamento e melhor controle é estabelecer metas relevantes, mensuráveis e atingíveis, tendo maior atenção aos gastos extras e reduzindo os gastos supérfluos.

Outra é a resiliência: mantenha o foco, estabeleça prazos, elabore um plano de ação e um controle os resultados. Não desanime, faça do orçamento um aliado! Isso exigirá muita disciplina despertando para mudanças de hábitos de consumo e uso consciente do crédito.

Tendo todos esses passos encaminhados, faça uma poupança, tenha uma reserva de emergência e invista em seguro e previdência, o que garantirá maior segurança para imprevistos e estabilidade para o futuro.

Gostou das nossas dicas? Se precisar de ajuda entre em contato conosco, agende uma avaliação gratuita  ou chama no WhatsApp (49) 99916 0419!  Nós da Merlo Educação Executiva e Assessoria Empresarial teremos o maior prazer em atendê-lo. 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!