Merlo Assessoria - Transformação estratégica na Governança: o papel vital do centro de serviços compartilhados

Transformação estratégica na Governança: o papel vital do centro de serviços compartilhados

Em um mundo corporativo em constante evolução, a governança torna-se a espinha dorsal para a sustentabilidade a longo  prazo das organizações. A Dipães, comprometida com essa visão, passou por uma reestruturação na estrutura  organizacional que resultou não apenas em eficiência operacional, mas também na consolidação de um Centro de Serviços  Compartilhados (CSC) como peça-chave para o sucesso.

 

Missão e objetivos do CSC na Dipães: sustentabilidade em Foco

A missão do CSC na Dipães é: garantir a excelência e conformidade em todos os processos, cumprindo rigorosamente a  legislação e normas internas. Essa estrutura, que atende a todas as áreas da empresa, desempenha um papel crucial no  suporte à tomada de decisões, destacando-se como um elo vital entre as operações comerciais e internas.

O CSC abrange áreas como suprimentos, compras, financeiro, tecnologia da informação, patrimônio e, crucialmente, a  controladoria. Esta última, no contexto do CSC, emerge como o núcleo estratégico responsável por controles internos,  custos, patrimônio, contabilidade fiscal, gerencial e supervisão de diversos comitês.

 

Segundo o Dirceu Wathier, contador e gerente executivo do centro de serviços compartilhados da Dipães: “No CSC prestamos serviços para todas as áreas, então na grande macro da empresa temos o comercial, voltado para as vendas, o setor de operações que é interno, e nós do CSC que apoiamos todas essas áreas para tomada de decisão. E internamente nós contamos com as áreas de suprimentos, financeiro, tecnologia de informação, patrimônio e controladoria.”

Controladoria no CSC: Facilitando Decisões Estratégicas

No atual cenário econômico instável, a controladoria desempenha um papel ainda mais crucial na Dipães. Identificando oportunidades nos detalhes e atuando como facilitadora de informações, a controladoria está centralizada nos setores fiscal, contábil, de recebimento, escrita fiscal, registros de notas, faturamento, cadastro, contratos e assessoria jurídica.

Patrik Schneider contador e supervisor de controladoria da Dipães afirma que: “Podemos visualizar a controladoria como o departamento facilitador de informações, que tem como objetivo auxiliar os gestores nas melhores tomadas de decisões.”

Os três comitês – custos, pricing e tributário – liderados pela controladoria, desempenham um papel fundamental na identificação de oportunidades e na maximização dos resultados da empresa.

 

Prioridades e Desafios do Gerente Executivo do CSC

O gerenciamento do CSC na Dipães é multifacetado, envolvendo a execução de ações relevantes, acompanhamento da controladoria e apoio às decisões estratégicas da direção. A definição de alçadas, supervisão e a gestão de equipes intermediárias são fundamentais para garantir a eficiência operacional.

Dirceu Wathier complementa: “Como o cargo já diz, gerenciamos e executamos ações relevantes, desdobramentos do planejamento estratégico, acompanhar a controladoria e principalmente apoiar a direção em decisões estratégicas, assuntos relevantes que façam diferença nos negócios da empresa.”

O foco principal do CSC, sob a gestão do gerente executivo, é otimizar o resultado da empresa, garantindo a conformidade e excelência em todas as áreas. A controladoria, com seu trabalho abrangente, desempenha um papel central na formação de preços, gestão contábil e fiscal do estoque, elaboração de orçamento e apoio ao planejamento estratégico.

O Comitê de Custos como Motor de Resultados

Atualmente, o comitê de custos é o epicentro das atividades do CSC na Dipães. A redução de custos sem comprometer a qualidade dos produtos tornou-se uma prioridade, gerando margens mais saudáveis e garantindo a competitividade no mercado.

Segundo Patrik: “Hoje o comitê que mais é movimentado é o comitê de custos, estamos ganhando uma margem legal nos custos da empresa que afetam diretamente na linha de resultado, reduzindo custos e mantendo a qualidade do produto, muitas vezes até entregando uma qualidade melhor, sabendo negociar uma compra com fornecedor entre diversos outros pontos.”

A área de suprimentos, integrada ao CSC, desempenha um papel estratégico na busca por novos fornecedores, materiais alternativos e estratégias de ganho na compra, contribuindo para a autonomia da empresa sem perder o controle dos resultados.

“A Dipães trabalha de uma forma descentralizada, nós não procuramos engessar os processos, mas a empresa mantém a gestão, e isso vem gerando resultado, sendo um setor com autonomia, mas sem perder o controle dos resultados, isso facilita a gestão de todo o processo de compra e suprimentos.”

Transformação de Dados em Informações Estratégicas

Na Dipães, a gestão de dados é uma ferramenta valiosa para a tomada de decisões. A compilação de dados em três grandes grupos: comercial, operações e CSC, fornece indicadores mensuráveis, apresentados nas reuniões gerenciais. Essa abordagem focada em indicadores-chave permite à direção tomar decisões informadas e estratégicas.

A governança da Dipães, alinhada com um CSC eficaz, não apenas reforça a sustentabilidade organizacional, mas também se torna um modelo inspirador para outras empresas que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar em um cenário empresarial dinâmico. O CSC, ancorado na missão de excelência e conformidade, emerge como um farol para o sucesso empresarial a longo prazo.

 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!