Merlo Assessoria - Transformando tradição em vantagem competitiva: sucessão empresarial na D'Lamb Sports

Transformando tradição em vantagem competitiva: sucessão empresarial na D'Lamb Sports

A sucessão empresarial é um marco desafiador, principalmente quando se trata de empresas familiares. A transição de liderança entre gerações é crucial para garantir a continuidade e o crescimento do negócio. A D'Lamb Sports, empresa com mais de três décadas de tradição no mercado de artigos esportivos, enfrenta esse desafio, transformando a tradição em uma vantagem competitiva.

O legado de 31 anos

Fundada há 31 anos pelo patriarca da família Lamb, a D'Lamb Sports cresceu sob a gestão sólida e experiente de seu fundador, e repassado pra atual gestão de Irton e Milton Lamb. Agora, enfrenta o desafio de passar novamente o bastão para a próxima geração, representada por Rafael Lamb, filho de Irton, e outros membros da família. Com décadas de experiência no comando da empresa, Irton compreende a necessidade de equilibrar a tradição com a inovação.

A estratégia da sucessão: criando um conselho consultivo

A empresa está em um momento especial, pensando novamente na sucessão após tanto tempo de dedicação e sucesso. O objetivo é claro: permitir que os filhos e sobrinhos assumam papéis de liderança na gestão dos negócios. A estratégia inclui a criação de um conselho consultivo, onde Irton e Milton, sócios mais experientes, podem transmitir suas vivências e conhecimentos para a nova geração. Essa abordagem visa garantir que a transição seja suave, mantendo a estabilidade financeira da empresa e permitindo que os jovens empreendedores apliquem suas ideias inovadoras.

 “Nosso objetivo é fazer a sucessão, mas continuar na empresa como uma consultoria, criar um mecanismo para que e eu e meu irmão continuemos na empresa, mas deixá-los trabalhar, com as ideias deles na empresa, mas com um conselho consultivo para que possam trabalhar com tranquilidade.”

Preparando a nova geração: experiência e paciência

Os filhos e sobrinhos da família Lamb não são apenas herdeiros por laço sanguíneo, mas sim membros ativos na empresa desde jovens. Eles passaram por todos os setores, aprendendo na prática o enredo do negócio. O processo demandou paciência, conversas constantes e uma imersão nos números e na realidade do mercado, especialmente considerando a instabilidade econômica.

“Eu, Rafael, comecei na empresa com 14 anos, iniciei na fábrica e fui passando 2 anos por cada setor para aprender sobre a empresa, trabalhei na estamparia, bordado, corte, costura, faz 4 ou 5 anos que estou no administrativo, assumindo um pouco mais de responsabilidades e tomando algumas decisões. Hoje, eu acompanho a área administrativa, o William na parte estratégica, mais chão de fábrica e o Alexandre na parte produtiva.”

Chocando gerações: desafios e oportunidades

A transição entre gerações na gestão traz consigo um choque de mentalidades. Irton, com uma abordagem mais tradicional e conservadora, precisa lidar com a ousadia e a inclinação ao risco da nova geração, representada por Rafael e seu irmão e primo. É um equilíbrio delicado, onde a experiência encontra a inovação.

A comunicação é a chave para superar desafios. A troca de experiências entre as gerações na D'Lamb Sports é fluida, com decisões deliberadas em conjunto. Rafael destaca a necessidade de mostrar trabalho, respeitar a experiência dos mais velhos e, ao mesmo tempo, ser ousado com cautela. A gestão da empresa agora é mais ousada, abrindo novos mercados e buscando inovação, mas sempre com a prudência necessária para garantir a sustentabilidade a longo prazo.

“Essa nova geração é mais informada, mais tecnológica, buscando mais inovação, abrindo o mercado e vendo possibilidades de fazer grandes negócios. Mas temos que dar um passo de cada vez, para chegarmos em um grande negócio precisamos passar o bastão devagarinho, assim vamos chegar lá com firmeza. E nessa troca de experiência nos damos muito bem como família e gestores. Nunca tivemos problemas de gestão entre nós. Sempre deliberamos juntos, tomamos decisões juntos, e agora estamos deixando eles tomarem algumas decisões, mas sempre aconselhando, talvez mudando um pouco o ritmo, o caminho, mas não que realmente não vai dar, não podamos a ideia, apenas moldamos.”

Os desafios da nova geração

Rafael, que ingressou na empresa aos 14 anos, compreende a necessidade de equilibrar a ousadia com a cautela. Ele destaca a importância de garantir recursos antes de investir em novos projetos, mantendo uma reserva para enfrentar as incertezas do mercado. A abertura de mercados é uma estratégia gradual, alinhada à segurança financeira aprendida com os pais.

“Precisamos alinhar a experiência de quem já viveu muitos momentos de instabilidade, a segurança que nós aprendemos com nossos pais, de você ter uma segurança financeira pra fazer um investimento, um projeto e ter uma parte já reservada.”

Preservando a tradição, abraçando a inovação

A D'Lamb Sports exemplifica como transformar a tradição em vantagem competitiva durante a sucessão empresarial. A harmonia entre as gerações, a criação de um conselho consultivo e a combinação da experiência consolidada com a ousadia da nova gestão são pilares essenciais para o sucesso contínuo da empresa familiar.

A transição na D'Lamb Sports não é apenas uma mudança de liderança, mas um testemunho do compromisso em preservar o legado enquanto se adapta às demandas de um mercado em constante evolução.

 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade
Newsletter
Newsletter
Prometemos não lotar sua caixa!