Merlo Assessoria - Você já ouviu falar no termo Compliance?

Você já ouviu falar no termo Compliance?

O Compliance, em termos simples, refere-se ao cumprimento de leis, regulamentos e diretrizes estabelecidas para garantir a integridade e a transparência nas práticas corporativas. Trata-se de um conjunto de regras e padrões que as organizações devem seguir para mitigar riscos legais, éticos e operacionais.

Nele, envolve-se a criação de políticas e procedimentos internos, bem como a implementação de controles internos adequados, e a adoção de uma cultura organizacional que valoriza a ética da conformidade.

Segundo o Advogado Jonas Massaia, Especialista em Direito Empresarial de São José do Cedro: “Sempre que há lacunas neste ponto, existe a perda de efetividade nos processos de gestão e consequentemente o aumento de custos, que se tornam insustentáveis e pouco efetivos com o passar do tempo. Isso sem falar nas questões legais, que também representam grande impacto para as organizações.”

 

Para ele, o objetivo principal do termo, está em agir enquanto implemento de políticas de trabalho preventivas, que tenham como escopo evitar o aparecimento de problemas.

 

Roberto Aurélio Merlo, Diretor da Merlo Educação Executiva e Assessoria de Gestão Empresarial, reforça a importância dos empresários visualizarem o Compliance como um investimento para prevenção de erros, e não como um custo. Afinal de contas, “A conformidade com as leis é o que protege as empresas de muitas situações de contencioso administrativo e judicial.

 

Portanto, de forma prática, além de evitar penalidades e danos à reputação, o Compliance contribui para a eficiência operacional e a melhoria dos processos internos.

Ao estabelecer diretrizes claras e promover a conformidade, as empresas podem reduzir fraudes, corrupção e outros comportamentos antiéticos, garantindo uma conduta empresarial responsável.

Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e regulamentado, o Compliance se tornou uma prioridade para as organizações. Ao investir na conformidade, as empresas podem proteger sua imagem, construir relacionamentos sólidos com seus stakeholders e ainda alcançar um crescimento sustentável a longo prazo.

 

E você, já conhecia a importância desse tema para o seu negócio?

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